Psicoterapia Individual

Abordagem Terapêutica

Utilizo a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e suas vertentes. A TCC é uma terapia baseada em evidências e considerada o padrão ouro para o tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em adultos.

Também realizo a psicoeducação sobre o TEA, TDAH e outra condições, ensinando sobre suas características, promovendo o autoconhecimento e a aceitação.

Estrutura das Sessões

As sessões são realizadas de forma online e têm duração média de 50 minutos. Geralmente acontecem uma vez por semana, mas a frequência pode ser ajustada conforme suas necessidades e rotina.

Caso escolha o atendimento semanal, trabalho com pacotes mensais promocionais.

Tratamento Psicológico

Durante o tratamento com a TCC vamos trabalhar em conjunto para entender como seus pensamentos influenciam suas emoções e comportamentos.

No caso do autismo em adultos, essa análise auxilia no desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, na identificação e regulação das emoções (como a ansiedade), na flexibilidade cognitiva e no manejo das sobrecargas.

Avaliação Neuropsicológica

Análise do Caso

A avaliação neuropsicológica costuma acontecer ao longo de 5 a 8 sessões online, dependendo da complexidade de cada caso. Em geral, começo com uma entrevista de anamnese para entender a história de vida da pessoa.

Também realizo entrevistas com familiares e pessoas próximas (sempre respeitando o sigilo do paciente) especialmente para obter informações sobre a infância, adolescência e o momento atual.

Depois, são aplicados testes psicológicos e outros instrumentos, que ajudam a entender melhor o funcionamento cognitivo e emocional do paciente.

Como Funciona a Avaliação

Depois de concluir as entrevistas e a aplicação dos testes, começa a fase de análise dos dados coletados para realizar o diagnóstico diferencial.

É nesse momento que faço a correção dos testes, reviso tudo o que foi discutido nas entrevistas e organizo as informações para entender o perfil completo da pessoa avaliada.

Levo em conta tanto as dificuldades relatadas ou observadas ao longo da vida quanto os pontos fortes e as estratégias que a pessoa encontrou de lidar com os desafios.

Entrega do Laudo Psicológico

Com todas essas informações em mãos, elaboro o laudo psicológico de forma bem explicativa, para que tanto o paciente quanto outros profissionais de saúde possam compreender o quadro com facilidade. O laudo é estruturado em:

  • Perfil atual, histórico de vida e do desenvolvimento;

  • Resultados dos testes, com análise das funções cognitivas como memória, atenção, linguagem, inteligência e funções executivas;

  • Descrição do perfil psicológico e emocional, baseada nas entrevistas e nos testes;

  • E, por fim, a conclusão, que pode indicar se há características que preencham critérios para algum transtorno, além de recomendações de tratamento e sugestões de adaptações para o dia a dia.